top of page
  • Francyne Michelle

Aumente as vendas da sua farmácia no final do ano!

Verão chegando! Festas de Final de Ano! Saiba como aproveitar esse período para aumentar as vendas na sua farmácia!



Com a chegada do final de ano vêm o Natal, o Réveillon, o turismo e o mais esperado: verão! As vendas em farmácias tendem a crescer ainda mais, a procura por produtos relacionados a estética é gigantesca, além dos acidentes que podem acontecer nessa época do ano que fazem os clientes correrem para as farmácias. Quem nunca ficou todo vermelho após um dia de sol?


Aproveite essa oportunidade para que o mercado farmacêutico aumente suas vendas! Confira algumas das ações que podem ser feitas:



  • Foque no segmento de cuidados com o corpo:


É perceptível que no decorrer dos últimos anos cada vez mais as pessoas buscam na estética resultados que elevem a sua auto estima e bem estar, cuidar do corpo deixou de ser considerada atividade supérflua e virou uma questão de saúde.


Venda de produtos para a pele teve um enorme crescimento, entre eles, o protetor solar! O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de produtos pensados para a exposição solar, o consumo fica em média 28% maior e as vendas no dia a dia chegam a ser cinco vezes maiores nesta estação.


Aproveite a estação onde temos mais sol para fazer vendas cruzadas com protetores solares! Ou seja, o cliente pode acabar aumentando seu valor de venda ao ver que o protetor solar vem com outro produto que ele possa utilizar nesse verão.



  • Utilize as pontas das gôndolas:


Produtos bem expostos fazem total diferença na hora de conquistar o comprador, a ponta de gôndola é considerada um ponto extra de venda, ela dá um grande destaque para os produtos posicionados nela.



Posicione os produtos de forma estratégica:


  1. Deixe ela composta por apenas um produto em promoção, ou que mais tenha vendas em sua farmácia.

  2. Posicione produtos da mesma marca, mas com características diferentes. Por exemplo: Pode-se colocar um protetor solar e hidratante da mesma marca .

  3. Utilize cross selling, ou seja, a venda cruzada, ela é uma estratégia de venda adicional que faz com que o cliente leve o que estava procurando, porém, leve junto um produto complementar que antes não tinha interesse em comprar. Para isto faça associações inteligentes e relevantes, e considere o seu público-alvo e os nichos de produtos. Frases como “Leve também”, “Você também vai gostar”, ou “Pessoas que compraram esse produto também levaram” com produtos ao lado do outro que tenham relação entre si.


Crie uma “extensão” para a gôndola:


A “extensão” pode ser um display ou um rack, o monte ao lado da gôndola; você pode colocar nele os mesmos produtos ou então utilizar algumas das estratégias do cross selling.



Atente-se aos preços:


Quando um consumidor olha um produto mas não encontra o preço, as chances de ele deixar de fazer a compra são muito maiores.

É importante que você deixe eles bem sinalizados, sendo fácil de encontrar ao consumidor olhar a sua gôndola.



Facilite a rotatividade do estoque:


Você pode utilizar a ponta da gôndola para se livrar daqueles produtos parados ou que não tem muita saída, organize-os de forma adequada e faça campanhas promocionais, como kits ou promoções de “leve 3 pague 2”.



Coloque promoções:


Você pode utilizar a ponta da gôndola também para colocar aquelas promoções atrativas, uma dica é colocar essas ofertas imperdíveis no final da farmácia, assim seu consumidor terá passado por mais corredores antes de chegar as promoções!



Varie os produtos:


Mude frequentemente os produtos expostos na ponta da gôndola, analise quais produtos mais têm saída ou em caso para ter rotatividade do estoque, os que têm menos saída. Veja quais produtos fazem sentido serem expostos nela.




  • Crie ações promocionais:


O Réveillon e as festas de natal são ótimas datas para criar ações promocionais, é importante entender quais estratégias são mais atrativas. Vamos te mostrar algumas das melhores ações que você pode utilizar:



Cupons de descontos:


É uma forma de conseguir promover seu produto, pois a pessoa se sente especial, como se a oferta fosse elaborada justamente para ela; você pode avaliar e considerar enviar cupons para os clientes que costumam comprar grandes quantidades de produtos em sua farmácia.


No lado virtual você também pode oferecer cupons, uma dica é colocar nas janelas pop-up do site, ou enviar por e-mail, isto em datas especiais, como o aniversário do seu cliente, dia das mães, dia dos pais e entre outras datas comemorativas.




Sorteios nas redes sociais:


“Curta, comente, nós siga no Instagram e compartilhe para concorrer ao brinde X”, você já deve ter visto isto, certo? É uma tradicional tática de vendas que ficou muito comum nas redes sociais.


Você escolhe um produto, define um prazo de validade do sorteio e cria uma publicação com uma legenda explicando as regras, pronto! Assim, as pessoas irão interagir e ver sua marca.


Especialmente se forem realizados no meio digital, as pessoas interagem com a sua marca de alguma forma, o que proporciona um alto engajamento. Uma dica é utilizar hashtags para que você consiga acompanhar tudo depois.




Cartões de fidelidade:


Ele é um exemplo comum para você incentivar um relacionamento com seu cliente. No cartão de fidelização, você pode definir que ele receba um ponto na compra de determinados produtos e, quando acumulados, ele irá ganhar um prêmio! Os clientes vão querer o desconto ao preencher o cartão, ou seja, comprarão mais na sua loja.



  • Kits de viagem:


Kits de produtos são técnicas do varejo para aumentar as vendas, elas oferecem produtos complementares com preços especiais.


Todo mundo gosta de sentir que fez um bom negócio e que conseguiu mais por menos, e os kits geram isso; algumas das vantagens, são: rotação do estoque (você pode criar kit com produtos parados associados a produtos que tem mais vendas), aumento do ticket Médio (estratégia de venda cruzadas) e opções de presentes para fim de ano.


Para montar os kits estude seu histórico de vendas, e veja quais os produtos que os clientes costumam levar em maior quantidade. Monte diferentes kits para diversos públicos; necessaire de viagem para a família e para as crianças, e para os adultos, kits femininos e masculinos são uma ótima opção no verão.


Por exemplo, ao criar um kit voltado para famílias, lembre-se de colocar remédios para dores de cabeça, antiácidos, náuseas e resfriados. Já nos kits das crianças, opte por gazes, curativos, repelentes, protetor solar e soro fisiológico!


Em kits masculinos, colocar aparelhos e loções para a barba, desodorantes, e gel para cabelo. Importante ainda disponibilizar preservativos, os mesmos possuem um aumento de vendas nas farmácias nesse período.



Aproveite estas dicas de vendas e fature muito nesta estação!

Quer ter acesso a mais dicas para aumentar as vendas da sua farmácia? Acompanhe o blog PedBot e curta nossas páginas nas redes sociais!


bottom of page