top of page
  • Francyne Michelle

Como contratar profissionais qualificados em sua farmácia?

Eficiência e Gestão da Equipe: Saiba como selecionar pessoas que entendam a cultura da empresa e irão crescer com você!




Toda empresa depende de pessoas para o seu crescimento, sucesso e continuidade.

Por isso, as empresas precisam de profissionais qualificados para desempenhar atividades com mais eficiência.


Para atrair candidatos que ajudarão a sua empresa a crescer, gestores devem realizar processos de recrutamento e seleção, podendo utilizar de diferentes métodos e tipos de entrevistas diferentes.


Desde boas convivências para não ter casos de colaboradores frustrados, até mesmo lembrar que o atendente é a primeira parte de uma boa impressão gerada no atendimento que irá levar a uma venda efetiva em sua farmácia.




Gestão de pessoas:



Em primeiro lugar para se liderar pessoas, se deve desenvolver suas funções como gestor de forma responsável e ética, tendo capacidade de atuação baseada nos princípios do empreendedorismo, e efetuar tarefas que ajudem a inovar, sempre tendo flexibilidade para trabalhar em equipe, e acima de tudo sempre ter conhecimento da cultura da sua empresa, para que todos sigam as missões, valores e visão de vocês.


Colaboradores motivados contribuem para o equilíbrio e para o bom desempenho da sua empresa. Características dentro da empresa podem influenciar o desempenho dos seus colaboradores, como o produto ou serviço que oferece, a tecnologia utilizada, a organização do trabalho, a cultura e a estrutura organizacional.


O gestor de pessoas tem uma grande responsabilidade na formação do colaborador, desde seu desenvolvimento e crescimento dentro da empresa, e auxiliando para que ele alcance os resultados esperados. Para isso, é necessário conscientizar o colaborador dos princípios de sua empresa, sua cultura, para que ambos estejam seguindo pelo mesmo propósito.


Para desenvolver essas ações e auxiliar os colaboradores, o gestor também deve ter: visão sistêmica, trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal, planejamento, capacidade

empreendedora, capacidade de adaptação e flexibilidade, cultura da qualidade,

criatividade e comunicação, liderança, iniciativa e dinamismo.




Como selecionar as pessoas certas?


Após expor suas vagas disponíveis e realizar o recrutamento, é preciso realizar a seleção, para isto, é preciso utilizar as melhores técnicas para conseguir pessoas que já estejam alinhadas com a cultura da empresa. Estas estratégias são definidas de acordo com a necessidade da empresa, bem como a vaga destinada, dentre as mais utilizadas, temos os testes de conhecimento, de personalidade, entrevistas de seleção ou até mesmo dinâmicas de grupos.


  • Testes de conhecimento procuram medir o grau de conhecimento, capacitação e habilidade que a pessoa possui, isto através de estudos, práticas e de exercícios. Podendo ela vir por prática de anos trabalhados e experiências de vida.

Esse teste pode ser aplicado por meio de perguntas escritas, verbais ou execução de um trabalho, na prática.


  • Testes psicológicos também são muito válidos, nele você irá conseguir avaliar a individualidade de cada candidato em relação aos requisitos do cargo e da empresa.

Com ele você mede o potencial intelectual; aptidões, tanto manual quanto memória visual e nível de concentração; avaliar a personalidade, dentre, o caráter, temperamento, equilíbrio emocional, frustrações e ansiedades; entender o nível de aprendizagem, destreza e coordenação; e as atitudes da pessoa diante de situações conflituosas.


Assim você consegue ter uma avaliação objetiva dos candidatos, colocando todos diante de situações semelhantes, desde a padronização dos testes aplicados, do meio ambiente, e do comportamento da pessoa que irá aplicar.


  • Dentre temos também os testes de personalidade que tem como objetivo compreender o caráter e temperamento de cada pessoa. Eles podem ser desde testes genéricos a específicos, avaliações genéricas revelam os traços de personalidade de modo geral; já testes específicos avaliam determinados aspectos da personalidade, dentre o equilíbrio emocional, interesses, frustrações, ansiedade, agressividade e nível motivacional.


  • Já a entrevista de seleção, mais comum e mais utilizada dentro de qualquer empresa, assim você consegue observar e interagir com o candidato.

Mas calma lá, mesmo sendo de longe o método mais utilizado, nem sempre a entrevista é a melhor escolha, somente ela não é suficiente para uma seleção bem sucedida, e nas mãos de uma pessoa que não saiba encaminhar uma entrevista, ela se torna desnecessária.




Como realizar uma boa entrevista?



Para realizar esta entrevista você precisa estar preparado e treinado para essa atividade, tendo conhecimento sobre a vaga, sobre as habilidades que precisa observar nos seus entrevistados.


A eficiência se consiste em testes bem aplicados, e realizar seleções com rapidez e agilidade, envolvendo o mínimo de custos, assim você irá conseguir alcançar os resultados e objetivos esperados, trazendo os melhores talentos para a empresa,



  • Afinal quais os tipos de entrevistas existentes?



  • Entrevistas totalmente padronizadas: Elas são pré-elaboradas, e podem assumir perguntas de forma de verdadeiro e falso, sim e não; sendo designadas para que a pessoa entrevistada dê respostas fixas.


  • Entrevistas com apenas perguntas padronizadas: Elas são pré-definidas também, mas as respostas são abertas. O seu candidato pode responder de forma livre, com ela você consegue obter informações e vai conhecer melhor seu talvez futuro colaborador.


  • Entrevistas com respostas diretas: São com perguntas não padronizadas, porém suas respostas são sim específicas. Ela tem como objetivo conhecer a espontaneidade do seu entrevistado. Você irá definir e estruturar as perguntas de acordo com as respostas até então realizadas pelo candidato, tudo ao decorrer da entrevista.


  • Entrevistas sem respostas diretas: Elas não são estruturadas, tanto quanto as perguntas quanto as respostas não são especificadas, sendo ambas totalmente livres; você como entrevistador dará condução a ela.




Seleções realizadas a partir de uma dinâmica de grupo:



Com bastante interação, elas levam a pessoa a trabalhar em equipe, logo você consegue avaliar como ela lida estando com outras pessoas, desde a comunicação que utiliza, como se toma iniciativas, e têm perfil de liderança; poderá ver também como ela irá lidar com situações onde sua ideia não foi levada a jogo, como irá ser o seu nível de frustração e o processo de pensamento diante desses cenários.


No caso da atualidade, com a evolução tecnológica, algumas estratégias modernas são aplicadas, tais como:


  • Ferramentas de análise de voz, dicção e escrita: Muito utilizado em processos de seleção para vagas de atendimento ao cliente por telefone.


  • Avaliação do comportamento nas redes sociais: São ferramentas que analisam o comportamento da pessoa nas redes sociais, desde pontos positivos como negativos, ela irá avaliar como ela tende a agir.


  • Entrevistas on-line: Elas podem ser realizadas a qualquer hora do dia, e poupam custos em relação a presencial; muito utilizada em cargos home office.



Viu algumas das técnicas? Agora é só escolher a que mais se adequa a sua vaga e objetivos, como falamos você pode utilizar mais de uma, mas lembre-se de escolher uma que faça sentido, afinal todo processo exige tempo e custos.


A técnica mais adequada será sempre a que se adequa às necessidades da sua empresa, para isso cabe a você definir os métodos para cada tipo de processo seletivo.



Quer ver mais dicas para melhorar seu negócio e aumentar suas vendas?


Acompanhe o BLOG PedBot e nos siga nas redes sociais! Até a próxima!


bottom of page