Eficiência e Gestão da Equipe: Saiba como selecionar pessoas que entendam a cultura da empresa e irão crescer com você!
Toda empresa depende de pessoas para o seu crescimento, sucesso e continuidade.
Por isso, as empresas precisam de profissionais qualificados para desempenhar atividades com mais eficiência.
Para atrair candidatos que ajudarão a sua empresa a crescer, gestores devem realizar processos de recrutamento e seleção, podendo utilizar de diferentes métodos e tipos de entrevistas diferentes.
Desde boas convivências para não ter casos de colaboradores frustrados, até mesmo lembrar que o atendente é a primeira parte de uma boa impressão gerada no atendimento que irá levar a uma venda efetiva em sua farmácia.
Gestão de pessoas:
Em primeiro lugar para se liderar pessoas, se deve desenvolver suas funções como gestor de forma responsável e ética, tendo capacidade de atuação baseada nos princípios do empreendedorismo, e efetuar tarefas que ajudem a inovar, sempre tendo flexibilidade para trabalhar em equipe, e acima de tudo sempre ter conhecimento da cultura da sua empresa, para que todos sigam as missões, valores e visão de vocês.
Colaboradores motivados contribuem para o equilíbrio e para o bom desempenho da sua empresa. Características dentro da empresa podem influenciar o desempenho dos seus colaboradores, como o produto ou serviço que oferece, a tecnologia utilizada, a organização do trabalho, a cultura e a estrutura organizacional.
O gestor de pessoas tem uma grande responsabilidade na formação do colaborador, desde seu desenvolvimento e crescimento dentro da empresa, e auxiliando para que ele alcance os resultados esperados. Para isso, é necessário conscientizar o colaborador dos princípios de sua empresa, sua cultura, para que ambos estejam seguindo pelo mesmo propósito.
Para desenvolver essas ações e auxiliar os colaboradores, o gestor também deve ter: visão sistêmica, trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal, planejamento, capacidade
empreendedora, capacidade de adaptação e flexibilidade, cultura da qualidade,
criatividade e comunicação, liderança, iniciativa e dinamismo.
Como selecionar as pessoas certas?
Após expor suas vagas disponíveis e realizar o recrutamento, é preciso realizar a seleção, para isto, é preciso utilizar as melhores técnicas para conseguir pessoas que já estejam alinhadas com a cultura da empresa. Estas estratégias são definidas de acordo com a necessidade da empresa, bem como a vaga destinada, dentre as mais utilizadas, temos os testes de conhecimento, de personalidade, entrevistas de seleção ou até mesmo dinâmicas de grupos.
Testes de conhecimento procuram medir o grau de conhecimento, capacitação e habilidade que a pessoa possui, isto através de estudos, práticas e de exercícios. Podendo ela vir por prática de anos trabalhados e experiências de vida.
Esse teste pode ser aplicado por meio de perguntas escritas, verbais ou execução de um trabalho, na prática.
Testes psicológicos também são muito válidos, nele você irá conseguir avaliar a individualidade de cada candidato em relação aos requisitos do cargo e da empresa.
Com ele você mede o potencial intelectual; aptidões, tanto manual quanto memória visual e nível de concentração; avaliar a personalidade, dentre, o caráter, temperamento, equilíbrio emocional, frustrações e ansiedades; entender o nível de aprendizagem, destreza e coordenação; e as atitudes da pessoa diante de situações conflituosas.
Assim você consegue ter uma avaliação objetiva dos candidatos, colocando todos diante de situações semelhantes, desde a padronização dos testes aplicados, do meio ambiente, e do comportamento da pessoa que irá aplicar.
Dentre temos também os testes de personalidade que tem como objetivo compreender o caráter e temperamento de cada pessoa. Eles podem ser desde testes genéricos a específicos, avaliações genéricas revelam os traços de personalidade de modo geral; já testes específicos avaliam determinados aspectos da personalidade, dentre o equilíbrio emocional, interesses, frustrações, ansiedade, agressividade e nível motivacional.
Já a entrevista de seleção, mais comum e mais utilizada dentro de qualquer empresa, assim você consegue observar e interagir com o candidato.
Mas calma lá, mesmo sendo de longe o método mais utilizado, nem sempre a entrevista é a melhor escolha, somente ela não é suficiente para uma seleção bem sucedida, e nas mãos de uma pessoa que não saiba encaminhar uma entrevista, ela se torna desnecessária.
Como realizar uma boa entrevista?
Para realizar esta entrevista você precisa estar preparado e treinado para essa atividade, tendo conhecimento sobre a vaga, sobre as habilidades que precisa observar nos seus entrevistados.
A eficiência se consiste em testes bem aplicados, e realizar seleções com rapidez e agilidade, envolvendo o mínimo de custos, assim você irá conseguir alcançar os resultados e objetivos esperados, trazendo os melhores talentos para a empresa,
Afinal quais os tipos de entrevistas existentes?
Entrevistas totalmente padronizadas: Elas são pré-elaboradas, e podem assumir perguntas de forma de verdadeiro e falso, sim e não; sendo designadas para que a pessoa entrevistada dê respostas fixas.
Entrevistas com apenas perguntas padronizadas: Elas são pré-definidas também, mas as respostas são abertas. O seu candidato pode responder de forma livre, com ela você consegue obter informações e vai conhecer melhor seu talvez futuro colaborador.
Entrevistas com respostas diretas: São com perguntas não padronizadas, porém suas respostas são sim específicas. Ela tem como objetivo conhecer a espontaneidade do seu entrevistado. Você irá definir e estruturar as perguntas de acordo com as respostas até então realizadas pelo candidato, tudo ao decorrer da entrevista.
Entrevistas sem respostas diretas: Elas não são estruturadas, tanto quanto as perguntas quanto as respostas não são especificadas, sendo ambas totalmente livres; você como entrevistador dará condução a ela.
Seleções realizadas a partir de uma dinâmica de grupo:
Com bastante interação, elas levam a pessoa a trabalhar em equipe, logo você consegue avaliar como ela lida estando com outras pessoas, desde a comunicação que utiliza, como se toma iniciativas, e têm perfil de liderança; poderá ver também como ela irá lidar com situações onde sua ideia não foi levada a jogo, como irá ser o seu nível de frustração e o processo de pensamento diante desses cenários.
No caso da atualidade, com a evolução tecnológica, algumas estratégias modernas são aplicadas, tais como:
Ferramentas de análise de voz, dicção e escrita: Muito utilizado em processos de seleção para vagas de atendimento ao cliente por telefone.
Avaliação do comportamento nas redes sociais: São ferramentas que analisam o comportamento da pessoa nas redes sociais, desde pontos positivos como negativos, ela irá avaliar como ela tende a agir.
Entrevistas on-line: Elas podem ser realizadas a qualquer hora do dia, e poupam custos em relação a presencial; muito utilizada em cargos home office.
Viu algumas das técnicas? Agora é só escolher a que mais se adequa a sua vaga e objetivos, como falamos você pode utilizar mais de uma, mas lembre-se de escolher uma que faça sentido, afinal todo processo exige tempo e custos.
A técnica mais adequada será sempre a que se adequa às necessidades da sua empresa, para isso cabe a você definir os métodos para cada tipo de processo seletivo.
Quer ver mais dicas para melhorar seu negócio e aumentar suas vendas?
Acompanhe o BLOG PedBot e nos siga nas redes sociais! Até a próxima!