top of page
  • Foto do escritorRenata Muzi

Farmácias dobram faturamento no WhatsApp com Pedbot

Criada em 2020, a Pedbot foi a primeira plataforma de Whatsapp focada em farmácias no Brasil





Presente em mais de 1.500 farmácias e 55 redes, a Pedbot é a maior plataforma de atendimento via WhatsApp do Brasil e vem movimentando o mercado com resultados positivos no faturamento das farmácias


Criada em 2020, a Pedbot foi a primeira plataforma de Whatsapp focada em farmácias no Brasil. “Depois de anos desenvolvendo soluções para as farmácias, percebemos que o WhatsApp estava se tornando um dos principais canais de vendas on-line e vimos a necessidade da profissionalização desse atendimento. No dia a dia, as farmácias enfrentam muitas dificuldades, como demora no atendimento, falta de controle e dificuldade de atender todos os clientes. Esses pontos frustram o cliente e geram perdas nas vendas que podem variar entre R$ 2 mil e R$ 90 mil por mês”, alerta o CEO da Pedbot, Rudy Tedeschi. Case de sucesso: aumento de faturamento



Farmacêutica e proprietária da Drogafarto, em Rio Pomba, Minas Gerais, Marcela Campolina


A farmacêutica e proprietária da Drogafarto, em Rio Pomba, Minas Gerais, Marcela Campolina que resolveu adotar o Pedbot em um momento em que identificou a migração dos clientes dos canais físicos para os digitais: “Verificamos a alta da demanda no WhatsApp ao longo dos últimos três anos. Neste acompanhamento, houve um momento em que ficou evidente a falta de padronização do atendimento, por parte dos colaboradores, o que ocasionava uma certa frustração na experiência de compra. Após essa padronização com o Pedbot, constatamos um aumento expressivo na procura desse canal, logo nos três primeiros meses”, constatou a executiva.


Imagem interna da Drogafarto



Para ela, a grande vantagem foi o retorno e a fidelização. “Acredito que isso deve-se também à rapidez no atendimento, uma vez que este é iniciado, sem demora, pelo bot de conversa, o que leva o cliente a deduzir que está recebendo atenção integral por parte da farmácia. Agora, acho impossível retornar ao método antigo de atendimento digital. Além disso, o Pedbot tem atualizações constantes, que ajudam a melhorar continuamente a experiência do cliente”, destaca Marcela.

Em sete meses de uso do Pedbot, a Drogafarto passou de 100 chamadas mensais pelo WhatsApp, para mais de 800. A plataforma, atualmente, atende duas lojas da rede, que tiveram cerca de 20% de aumento do faturamento em cada uma delas, totalizando 40% de aumento de faturamento no grupo.

Inteligência que aumenta atendimentos

A plataforma conta com funções desenvolvidas pelo Pedbot juntamente com lojistas, que através de ricos feedbacks ajudaram a montar uma tecnologia que se encaixa no dia a dia da farmácia. Entre elas temos a possibilidade de vários atendentes utilizarem o mesmo número com login e senha próprios; robôs que auxiliam na agilidade do atendimento; notificações para todos os clientes de maneira individualizada; envio de mensagens de promoção, lembrete de medicação contínua, jornais de ofertas e cupons de desconto; além de coletar dados como faturamento via WhatsApp, número de vendas e até mesmo vendas perdidas por ruptura.


Diretor da farmácia associativista, Vida Farmácias, Tiago Sganderla


“Eu buscava uma ferramenta que me entregasse, além de um disparo em massa, um controle de respostas e gestão delas. A Pedbot me entregou isso e conseguiu ir além, pois também me entregou um CRM podendo segmentar meus atendimentos. Hoje, consigo ter mais retorno dos meus clientes e, por consequência, tenho mais fechamento de vendas, podendo não deixar ninguém sem atendimento. Além disso, com a implantação da central de atendimento, que está em construção, poderei atender muito além do balcão e WhatsApp, alinhando os fechamentos em todos os canais digitais e físicos”, conta o diretor da farmácia associativista, Vida Farmácias, Tiago Sganderla.



Imagem interna da Vida Farmácias


Agilidade e praticidade


Fachada da Drogaria Uai Minas


Outro caso de sucesso, é o da Drogaria Uai Minas. “Nosso atendimento no Whatsapp após a instalação do Pedbot melhorou bastante. Conseguimos atender um maior número de clientes, nossas entregas aumentaram muito e também foi possível ter uma maior organização no atendimento”, contou o proprietário da drogaria, Thiago de Souza Carvalho.

As soluções da Pedbot podem ser utilizadas por qualquer farmácia, inclusive as pequenas e independentes. Onde a equipe da Pedbot entenderá a necessidade da empresa e adaptar o uso da ferramenta, treinando os gestores e todos os funcionários da loja.



Fonte: Guia da Farmácia


Comments


bottom of page