• Renata Muzi

Importância de um blog para sua farmácia

Tenha ao seu lado essa estratégia de marketing!


O modelo vem sendo utilizado por praticamente todas as empresas inseridas no marketing digital, antigamente era sinônimo de diário pessoal, porém hoje em dia, o blog é uma maneira incrível de conversar e se relacionar com seu cliente. Mas afinal, o que é um blog empresarial?


O que é um blog empresarial?

Na prática, se assemelha a um site, principalmente por carregar a identidade visual da empresa, porém possui a peculiaridade de ser destinado à comunicação de uma marca com seu público. Ele exclusivamente apresenta conteúdos da marca e trabalha com assuntos que sejam interessantes ao público e à persona específica da organização.

No caso de farmácias, ali você pode colocar notícias, informações e dicas para seus clientes. Ele te verá como fonte de informação e aumentará a credibilidade da sua marca.


Qual a importância do blog?


Algumas são as razões para implantar uma estrutura como essa, porém a principal delas é ter um blog que torna sua empresa mais fácil de ser encontrada na internet. Nomeamos esse fenômeno como “Otimização de Motor de Pesquisa” ou, Search Engine Optimization (SEO).


Para você ter esta posição mais elevada deve levar vários fatores em consideração com relevância para o motor de pesquisa e a principal é a qualidade do conteúdo que você oferece, ou seja, as pessoas tendem a se engajar com ele? Se sim, seu conteúdo vai se destacando de maneira orgânica nos resultados e consequentemente também o nome da sua farmácia.

O Marketing de conteúdo, também é conhecido como a maneira ideal de trazer clientes mais preparados para compra. Ou seja, de maneira orgânica, o blog trará clientes que já entendem o que querem e porque querem, isso garante que você gaste menos tempo e dinheiro com técnicas de convencimento. Além disso, esses consumidores tendem a ser mais fiéis, trazendo mais compras a longo prazo.

Como estruturar um blog?


Iniciar qualquer iniciativa do zero é um desafio, por isso, daremos dicas para auxiliar o processo de implementação de um blog na sua farmácia!

1. Não dá para fugir desse primeiro passo: estude!

A melhor maneira de obter sucesso com algo desconhecido, é admitir que não sabe e procurar conhecimentos para se preparar! Primeiramente, estudo conceitos de marketing que possam te ajudar entender esse cenário, entre eles:

  • Inbound Marketing: Inbound marketing é uma estratégia de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes.

  • SEO ( Otimização de sites): A otimização de sites é um conjunto de estratégias projetadas para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos dos motores de pesquisa

  • Marketing de Conteúdo: O marketing de conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdo personalizado para seus clientes visando a formação de um público fiel.

  • Palavras Chave: O ideal é que os posts do seu blog sejam definidos por palavras-chave e frases que seu público alvo procura ao usar os mecanismos de pesquisa.

Segundo, estude as tendências, o que está sendo falado no mercado farmacêutico? O que vem chamando atenção? É importante estar por dentro das tendências.



2. Hora de criar o site!

Calma, eu sei que você não faz ideia de como criar um site, mas hoje em dia podemos contar com inúmeros sites para criação e hospedagem de blog. Confira alguns que tem um uso facilitado:

  • Wix

  • Site 123

  • SquareSpace

  • WordPress

Lembre-se que caso queira investir mais no seu blog, sempre tem a opção de contratar um freelancer para entregar esse projeto. Porém, tenha em mente que o site não precisa de nada exorbitante, é importante que tenha conteúdos úteis ao seu público e que gerem benefícios ao seu negócio.


3. Planejamento é essencial em qualquer projeto

Blog no ar e agora? Vamos aos conteúdos! E nessa hora que o planejamento é essencial, após estudar e entender tudo que vem rolando no mercado farmacêutico, é hora de colocar a criatividade em ação e entender quais tendências podem ser adaptadas ao seu público.

Entende o que a persona que você quer impactar está pesquisando e está interessada em ver. De início, faça o cronograma para um mês e a postagem não precisa começar de maneira extremamente alta, um post por semana já é um bom começo, porém lembre-se de sempre ir aprimorando essa estratégia com mais post e conteúdos mais robustos. O importante é começar.


4. Utilize as redes sociais! Além do SEO, o blog é uma ótima maneira de fomentar as redes sociais. Toda postagem do blog pode ser utilizada como post.

Também é interessante, pois você passa uma autoridade nas redes sociais, posts mais frios geralmente trazem clientes mais desengajados, porém, marketing de conteúdo tende trazer pessoas engajadas e fiéis.


5. Tenha paciência.

Todo marketing de conteúdo, mas especificamente o blog é um investimento de longo prazo, ou seja, você somente colherá os frutos dessa estratégia mais para frente. Nesse processo é importante entender esse prazo e não desistir nos primeiros meses, você chegará lá!

Alguns tópicos que sua farmácia pode abordar no blog


O nicho é claro, todo mundo que compra em farmácias tem um interesse em comum: saúde. E essa notícia é ótima uma vez que esse tema é extremamente vasto! Você pode abordar desde tendências em cosméticos até mesmo alguns temas mais relacionados a doenças.

Porém, lembre-se que apesar de amplo, o tema saúde deve ser bem regulamentado e tratado com muita consciência. Caso necessário, pode até pedir ajuda ao farmacêutico sobre as melhores maneiras de tratar um assunto.

Agora que você já entendeu a importância e os primeiros passos para ter um blog para chamar de seu, é só colocar as mãos na massa e começar conquistar seus clientes através do marketing de conteúdo. Bora lá!