top of page
  • Foto do escritorVictor Leal

O Impacto da Pandemia de COVID-19 no Varejo Farmacêutico

Adaptando-se ao Novo Normal



Impactos e Desafios


A pandemia de COVID-19 desencadeou uma série de mudanças profundas no comportamento do consumidor e nos modelos de negócio em todo o mundo. Para sobreviver em meio a um cenário de incertezas e restrições, empresas de todos os setores precisaram se adaptar rapidamente, e o varejo farmacêutico não foi exceção.


Em meio aos desafios impostos por um cenário triste e complexo para a humanidade, o comportamento e o processo de compra das pessoas tiveram que mudar drasticamente. O distanciamento social e as preocupações com a segurança levaram os consumidores a buscar cada vez mais opções de compra remotas e sem contato físico. A urgência da mudança fez com que organizações que trouxeram novas medidas de atendimento ao cliente evoluíssem, ao passo que empresas que não conseguiram se ajustar acabaram por enfrentar dificuldades para se sustentar no novo normal.

Pressionados pelos clientes que passaram a ter a necessidade de experiências cada vez mais digitais, as farmácias precisaram se adaptar de forma rápida e assertiva para oferecer soluções cada vez mais inclusivas e abrangentes, a fim de simplificar processos tanto para as próprias lojas, como para os seus clientes. Nesse contexto, o atendimento ao cliente se tornou um diferencial competitivo crucial. Farmácias que ofereceram experiências inclusivas, ágeis e convenientes conseguiram conquistar a fidelidade dos clientes e sobreviver em meio a um momento de instabilidade e medo.

O papel fundamental do atendimento via WhatsApp

O WhatsApp emergiu como uma ferramenta essencial para o varejo farmacêutico durante a pandemia. Sua popularidade, acessibilidade e facilidade de uso o tornaram o canal ideal para conectar farmácias e clientes de forma segura e eficiente. Através do WhatsApp, as farmácias podem oferecer suporte e atendimento consultivo ao cliente de forma eficaz e ágil, respondendo dúvidas sobre medicamentos, disponibilidade de produtos, horários de funcionamento e outras informações relevantes.

Pesquisas apontam que esse canal de comunicação é extremamente inclusivo, uma vez que 95%da população brasileira utiliza o WhatsApp todos os dias, além de abranger todas as faixas etárias e classes sociais. Fora isso, esse veículo funcionou como forte aliado aos serviços de delivery de medicamentos, que cresceram bastante durante o período da pandemia, visto que a necessidade de isolamento social proporcionou o ambiente ideal para esse tipo de serviço. Imagine um cliente que precisa de um medicamento específico, mas não pode sair de casa. Através do WhatsApp, ele pode enviar uma mensagem para a farmácia, confirmar a disponibilidade do produto, combinar a forma de pagamento e agendar a entrega em sua residência. Tudo isso de forma rápida, prática e segura.

Benefícios do atendimento via WhatsApp com o Pedbot

O Pedbot oferece uma solução completa para o atendimento via WhatsApp em farmácias, com recursos e funcionalidades exclusivas que impulsionam os pilares de atendimento, relacionamento, fidelização e controle. As ferramentas de automação da plataforma garantem que o atendimento seja agilizado, visto que esses recursos permitem que os colaboradores respondam perguntas frequentes de forma instantânea, o que facilita e libera a equipe para focar em tarefas mais complexas. Além disso, as métricas de controle e organização da plataforma garantem o acompanhamento preciso de todas as interações com os clientes, proporcionando uma visão completa do desempenho do atendimento.

Essa solução inovadora oferece, inclusive, segurança e confiabilidade para o número de WhatsApp através da integração oficial com a Meta, que garante que não haja riscos de banimento do número ou instabilidade da conexão, além de possuir diversos recursos extras que potencializam ainda mais a experiência do cliente, como catálogo de produtos e botões interativos que simplificam processos de atendimento. O Pedbot também se integra perfeitamente aos sistemas de gerenciamento de pedidos e estoque das farmácias, garantindo um fluxo de trabalho integrado e otimizado.

Diversas farmácias já comprovam o poder do Pedbot para impulsionar seus resultados. Tiago Sgardela, diretor da rede associativista Vida Farmácias e proprietário de três lojas nas cidades gaúchas de Tenente Portela e Palmitinho, viu o faturamento das suas unidades aumentar em 30% nos primeiros 18 meses em que começou a utilizar a plataforma. Esse é apenas um exemplo de outras milhares de empresas que já estão impulsionando os seus negócios com o Pedbot.

Em suma, a pandemia acelerou a necessidade de adaptação no varejo farmacêutico ao novo normal, e o atendimento via WhatsApp se consolidou como uma ferramenta indispensável para o sucesso nesse novo cenário. O Pedbot oferece a solução completa para as empresas aproveitarem ao máximo o potencial do WhatsApp, impulsionando a eficiência, a organização e as vendas.

Comments


bottom of page