• Renata Muzi

Porque disponibilizar sua farmácia para vender através do WhatsApp?

Dados demonstram que essa é a melhor rede social para vender atualmente


Você acredita que saberia reconhecer uma grande mudança nos hábitos de consumo? E se eu te disser que passamos por uma grande fase dessas? A pandemia da Covid-19 mudou significativamente os hábitos de consumo das pessoas e a relação do cliente com a marca. Com a necessidade de isolamento social e o fechamento de comércios físicos, as pessoas tiveram de migrar para o online o mais rápido possível.


Mudança no cenário de compra


Somente nesse período tivemos um aumento de 27% das compras online, levando ao impacto de R$ 161 bi somente no ano de 2021. Os números são impressionantes!

Quando falamos de comprar online, logo vem a cabeça a experiência de implantar um ecommerce na sua farmácia, certo? Calma, a solução pode ser muito mais simples do que parece. Você pode vender pelo WhatsApp.


Porque vender pelo WhatsApp?


Os números do WhatsApp são impressionantes. Você sabia que no Brasil temos 120 milhões de usuários? Ou seja, 99% dos brasileiros com smartphone estão no WhatsApp! Fica cada vez melhor: 95% de quem tem o aplicativo utiliza ele diariamente. Com isso, o WhatsApp se coloca como a 3° maior rede social do Brasil, porém sendo a principal fonte de informação e comunicação entre os brasileiros.

Além disso, não somente para conversar os brasileiros utilizam o WhatsApp, 79% dos usuários utilizam para pedir informações e tirar dúvidas e 53% são convertidos a realizar compras e serviços através do aplicativo.


Utilize WhatsApp para atingir todos os públicos.

Além de ser a mais utilizada, ela também atinge todos os tipos de público. Os idosos estão em números expressivos, 98% deles estão presentes nessa rede social, ficando apenas atrás do Facebook com 100% de adesão.

É uma ótima maneira de realizar vendas com uma parcela da população que não tem conhecimento técnico para realizar compras em ecommerce.


E em relação a outros aplicativos de mensagem?


Segundo a pesquisa“ Panorama Mensageiro no Brasil” realizada pelo Mobile time e Opinion Box em 2022, 78% dos usuários utilizam o WhatsApp para falar com marcas contra 51% que utilizam o Facebook. Essa diferença de 27% parece irrisória, porém ela representar em torno 1,1 bi. Você pode conferir os dados nesse gráfico abaixo:



Panorama Mobile Time/Opinion Box - Mensageria no Brasil - Fevereiro de 2022.


WhatsApp veem liderando a corrida e mostra que já é e continuara sendo o maior mensageiro no Brasil.


Crescimento do pagamento pelo próprio aplicativo


O aplicativo vem adicionando funcionalidades para pagamento no próprio aplicativo, hoje em dia já é possível enviar dinheiro e até mesmo cobrar uma quantia. O panorama é que ao longo dos anos esse processo evolua para uma plataforma de pagamento completa.

Nos últimos seis meses houve um grande aumento das pessoas que cadastraram seus cartões na plataforma para utilizar o WhatsApp como forma de pagamento?

Hoje em dia todo segundo conta; as pessoas não vão ficar muito tempo em sites e podem pesquisar palavras rapidamente ou nem pesquisar, a agilidade do processo se tornou algo essencial, imagens, títulos e uma navegação simples é algo que pode ajudá-las. E foi isso que o WhatsApp trouxe, pelo uso facilitado e intuitivo, com seu design e layout simples, trouxe inclusão as pessoas mais velhas que não possuem tanta facilidade com tecnologia.


WhatsApp continua sendo a rede social mais utilizada para vendas, vai ficar de fora dessa?