top of page
  • Foto do escritorFrancyne Michelle

Aumente as vendas da sua farmácia com o Delivery!

Entenda a importância das vendas por delivery no cenário atual e saiba como ela vai ajudar você a crescer sua farmácia!



Nos últimos anos tivemos um aumento significativo das vendas por delivery por conta da pandemia que levou ao isolamento social. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em 2021, mostra que muitos hábitos que criamos durante esta fase não perdemos, a prova disso é que 81% das empresas que implementaram o sistema de delivery durante a pandemia mantiveram a modalidade mesmo após a reabertura das lojas físicas.


Constatamos que 70% das empresas usam delivery e dentre essas, 37% das empresas tem mais da metade do faturamento retirado desta forma de venda!


Além do aumento das vendas, o delivery trás outros benefícios para as farmácias. Veja alguns deles:



1. Os idosos estão na internet!


A população brasileira está envelhecendo com bastante velocidade. O Brasil conta com cerca de 30 milhões de idosos.

A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) afirma que este público é o maior consumidor de medicamentos.


Paralelo a isso entendemos que a pandemia acelerou a inclusão de idosos no e-commerce, os idosos estão utilizando cada vez mais a internet.Pessoas de 55 a 73 anos já fazem mais compras online do que em lojas físicas, 48% preferem o delivery e 44% optam pela entrega das compras em casa ao invés de ir até o estabelecimento; a entrega de medicamentos veio para ajudar e facilitar a vida dos idosos.




2. Promove praticidade para os clientes:


Pela palma da mão, o cliente pode escolher o que quer, realizar o pedido e receber o produto sem sair de casa.

O delivery em tempos de crise vieram para ficar! Com as entregas o público consegue conhecer outros estabelecimentos, assim você pode expandir seu negócio para outras regiões e diferentes consumidores, gerando aumentos nos seus lucros e maior índice de fidelização dos seus clientes.


.

Como manter um delivery de qualidade?


Vamos te mostrar algumas dicas de como manter um delivery de qualidade e que gere resultados positivos:


1. Mantenha uma entrega de sucesso!


O atendimento de qualidade e a forma de envio são duas características muito relevantes para considerar na hora de avaliar a experiência do cliente e gerar valor a sua farmácia. Não somente oferecer vendas por delivery, mas manter um nível de serviço satisfatório.


Além do atendimento de qualidade, o envio do produto também é algo bem relevante na hora do seu cliente avaliar o serviço da sua empresa, realizar o envio em embalagens higiênicas e bem lacradas é o principal. Após a pandemia ficamos mais rigorosos em relação a higiene e cuidados ao se manusear produtos, então, lembre-se que o cuidado é imprescindível, para assim melhorar a experiência do cliente e agregar valor ao seu estabelecimento.



2. Seja ativo nas Redes Sociais!


Muitas vantagens são encontradas por quem atua nas redes, como o baixo custo com as publicidades, velocidade na propagação das informações, engajamento, feedback full time, entre outros.


Entre os mais usados estão o WhatsApp, o Instagram e o Facebook, por isso é imprescindível você manter presença nessas redes sociais.


Porém, conteúdos de baixar qualidade podem trazer o efeito reverso para sua empresa. Desta forma, existe uma necessidade de priorizar a capacitação de quem for fazer a elaboração de um cronograma de mídia social de acordo com o seu público-alvo, além de acompanhar os resultados, um exemplo, seria verificar quantas pessoas que chegam em suas redes sociais quantas são convertidas em clientes e realizam efetivas vendas!


Também é importante manter rapidez nas respostas dos clientes, se ele está entrando com você é porque muito provavelmente está com algum problema ou dúvida, e quer resolver isto instantaneamente, por isso lembre-se sempre de acompanhar as conversas e enviar horários de funcionamento caso não esteja presente.


Mantenha-se atento ao “ feed de notícias”, acompanhe as notícias do mercado farmacêutico, veja como seus concorrentes estão realizando as divulgações e entenda seu público para que realize publicações que farão sentido para eles.


O Brasil é o segundo país que mais utiliza as redes sociais, não é à toa que as empresas estão cada vez mais presentes no digital, vinculadas com o marketing e com o objetivo de tornar a marca mais conhecida e vista pelas pessoas! De acordo com uma pesquisa realizada, 50% das pessoas entrevistadas já realizaram algum tipo de compra ou contratou algum serviço depois de conhecer a empresa através do Instagram.




Se você ainda não faz vendas por delivery, é uma hora para avaliar a inclusão desta nova forma de venda dentro da sua farmácia, mas fique tranquilo! O PedBot vai te ajudar nisso; com nossa plataforma de atendimento você conseguirá administrar seu delivery e manter um atendimento ágil, humanizado e de qualidade. Vamos lá! Para falar com um consultor, entre em contato pelo: Atendimento PedBot - Vendas



Quer estar sempre informado sobre o mercado farmacêutico? Acompanhe o BLOG PedBot e nos siga nas redes sociais!


bottom of page