• Francyne Michelle

Chega de marketing invasivo!

Saiba como o conceito de marketing de permissão pode te ajudar a manter um relacionamento saudável com seu cliente!

Você já recebeu aquela propaganda insistente que é muitas vezes um incômodo? Essa é uma das grandes questões no marketing, como evitar ser invasivo e não causar desconforto em seu cliente? Para isto, Seth Godin, escritor americano e especialista em marketing, criou o Marketing de Permissão.


O que é Marketing de Permissão?


É a criação de um relacionamento com o cliente com um consentimento prévio, assim somente quem está realmente interessado em seu conteúdo receberá o mesmo. Sabemos que parece estranho porque no marketing geralmente queremos atingir o maior número possível de clientes pensando que somente por ver sua marca o cliente irá realizar compras, porém, entendemos que um marketing agressivo e não requisitado poderá causar o inverso.


Cuide do posicionamento da sua marca

Segundo Kotler, da grande referência no marketing atual, o posicionamento de consiste em desenhar a oferta comercial para ocupar um lugar precioso na mente dos consumidores.

Ele envolve visibilidade e conexão com os usuários, pois somente é possível promover o posicionamento de marca se o segmento de mercado e os potenciais clientes forem devidamente compreendidos e obtiverem as respostas que almejam em suas buscas. Após definido o seu público-alvo, o primeiro passo é gerar conteúdo que atenda as expectativas deles, diretamente e personalizada para que se torne atrativo ao seu público. De nada adianta ter um conteúdo excelente se ele não tem relação direta com seu segmento de atuação.


O poder de escolha é do seu público:


O envio de formulários e consentimentos para solicitação de autorização dos clientes para receber os conteúdos são essenciais, tal como, a possibilidade de desistir deste consentimento. Sempre dê a opção ao seu cliente, para caso ele não queira mais estar acompanhando suas publicações ele tenha a opção de sair, e não se sinta pressionado.


Gerou atração e ganhou consentimento do seu cliente? Agora é hora de oferecer o melhor conteúdo!


Por fim, defina estratégias ao gerar conteúdo, que sejam completos e em diversos formatos para que todos os segmentos tenham acesso. O seu marketing tem que vender sentimentos, status e conexão, não tarefas ou coisas, ele é um ato generoso de ajudar os outros a se tornarem quem almeja ser. Isto envolve a criação de histórias honestas que se difundem e se espalham. Afinal de contas, as pessoas não querem o que você faz, elas querem aquilo que o seu produto fará por elas.


Agora que já sabe como melhorar sua estratégia de vendas com o marketing de permissão, é hora de colocar em prática!



Conteúdo feito por Francyne Michelle Santos com supervisão de Renata Muzi