top of page
  • Renata Muzi

Como evitar banimentos no WhatsApp?

Boas práticas para garantir a segurança do seu número e respeitar o LGPD e seu cliente.



Algumas empresas têm receio de implantar uma operação de WhatsApp no seu negócio por conta da LGPD, além disso, é bastante comum o receio de ter seu número bloqueado pela plataforma quando faz envio de promoções e notificações de forma individualizada para todos seus clientes.


Posso dizer uma coisa: NÃO SE PREOCUPE MAIS!


Através de muitos estudos e testes, deciframos algumas das maneiras para você tentar evitar esses banimentos de números e hoje vamos dar algumas dicas para te ajudar nesse processo:



1. Sempre pense no que seu cliente gostaria de receber.

Para diminuir o risco de banimentos você tem que adotar algumas boas práticas, isso se dá porque uma das maneiras do WhatsApp entender que um número é desagradável é a quantidade de bloqueios que ele sofre. Essas práticas são simples, sempre se coloque no lugar do receptor. Pense, se ele vai gostar da mensagem ou se vai entender.


Algumas atitudes que já auxiliam bastante nesse quesito, é sempre se apresentar e falar qual empresa você pertence, mesmo que não seja a primeira mensagem que o cliente recebe. Além disso, sempre seja educado e envie mensagens simples para que todos possam entender, evite ficar mandando conteúdos repetitivos, sempre tente variar o máximo possível!

2. Mantenha uma frequência baixa de mensagens por número.

Você não precisa mandar mensagens diariamente para seus clientes para gerar um relacionamento. Muito pelo contrário, grande número de conteúdos podem acabar cansando o seu cliente e fazendo ele querer parar de receber mensagens suas.


Uma frequência interessante é uma ou duas vezes por semana, porém, você tem que entender qual assiduidade funciona para sua empresa, e sempre se lembre de se colocar no lugar de seu cliente.


Não envie muitas mensagens do mesmo número de telefone, a grande quantidade de envios no dia pode fazer com que seu número sofra algum banimento.



3. Dê opção dele se descadastrar da sua lista de mensagens, e se possível, pergunte antes se o cliente quer receber.

Além de ser uma boa prática com seu cliente, também é lei conforme a LGPD. Então tenha ciência que todas as campanhas de mensagens que você fizer devem ser para pessoas que querem receber o que você as está enviando, e se possível, que tenham afirmado de alguma maneira isso para sua empresa.


Caso o cliente não queira receber mais seu conteúdo/mensagens, é obrigatório que você dê a possibilidade desse usuário sinalizar sua vontade e não mais receber mensagens.


Tendo em vista a conformidade com a lei, em nossa plataforma, usamos um recurso 100% automatizado para que isso seja possível, ele é chamado “opt-out”, opção de sair, ou se descadastrar em listas de transmissão. Use sempre essa possibilidade, veja os clientes que não querem receber mensagens e os retire de suas listas de transmissão.

4. Utilize ferramentas que te ajudem a automatizar esse processo.



Existem opções para que você não precise fazer todo esse processo de envio a mão, levando hora e horas, como também não precisa regular e “bloquear” quem não quiser, por exemplo, como já te contamos, tanto a opção de disparo, quanto a opção de opt- out é um processo automatizado no PedBot.


Com o Pedbot possuímos várias outras tratativas para te ajudar a manter um bom relacionamento com seu cliente, se alinhar a LGPD e ainda sim, evitando bloqueios do WhatsApp. Na nossa solução você consegue enviar pesquisas de satisfação, promoções, aniversários e até consegue configurar um robô para conversar com seus clientes de forma ativa!



Muita coisa né? Fica em paz! Ainda temos um serviço complementar que você pode aderir para sempre ter algum colaborador nosso acompanhando seus envios de mensagens, chamamos esse serviço de ‘“Consultoria de Disparos’’.

Gostaria de entender como funciona esse processo e conhecer a plataforma, na prática? Chama a gente lá: https://wa.me/5514991295361


bottom of page