top of page
  • Foto do escritorFrancyne Michelle

Ferramentas do google: Aprenda como aumentar suas vendas

Conheça as ferramentas poderosas que o motor de busca mais utilizado no mundo disponibiliza para você empreendedor!




Na nossa última postagem falamos sobre otimização do motor de pesquisa, e como ela melhora sua visibilidade na internet, falamos também do motor de busca mais utilizado no mundo: o Google.

Hoje mostraremos como utilizar todos os benefícios do Google a seu favor através das inúmeras ferramentas, sites de ajuda e tutoriais que eles disponibilizam.


Vamos listar as 6 melhores ferramentas que o Google oferece para você melhorar seu negócio!

  • Google Analytics


Começamos pelo Google Analytics, essa ferramenta foi criada para coletar informações importantes que irão te ajudar a mensurar de forma mais detalhada os seus resultados, com dados do seu público alvo e do público que você atualmente está realmente atingindo.


Com ele você analisa seu visitante para conhecer os hábitos, costumes e preferências, e consegue assim acompanhar as novas tendências! Tanto pessoas que gostam e seguem sua área de mercado, como quem não faz parte do seu nicho.


Ela vai te mostrar informações como, idade, localização, gostos pessoais e qualquer outra informação que te ajude a entender o perfil do seu cliente; também irá te mostrar como essa pessoa encontrou e chegou até seu site ou rede social.

Assim, você fica por dentro do que seu público prefere e o que mais gera resultado para a sua empresa, te trazendo novos clientes, e o principal: mantendo seus clientes!


  • Google Search Console


Essa ferramenta irá te mostrar como o Google lê as páginas do seu site, como ele “enxerga” os títulos, imagens e textos presentes no seu site; também irá mostrar como as pessoas chegam até o seu site, qual pesquisa realizaram e o que as fez encontrar sua empresa; por exemplo, se pesquisamos “Iphone 12 Branco 128gb” será mostrado em primeiro o site da Apple, para isso é preciso que palavras chaves estejam vinculadas ao seu site, o Google Search Console irá te mostrar as palavras-chave que lhe dão o melhor desempenho na web!


  • Google Keyword Planner


Você já parou para pensar como iria fazer para seu site ser mais visto na internet? Seu alcance está baixo?

Fique calmo, o Keyword Planner foi feito pensado nisso, também conhecido como planejador de palavras-chave, ele vai te mostrar dados e métricas das palavras mais pesquisadas mundialmente, e o melhor, ele te mostra as perfeitas para o seu negócio; por exemplo, se você possui uma farmácia, pesquisas como “Iphone, Restaurantes em São Paulo, Chaveiro 24 horas” não são do seu interesse, você precisa que as palavras certas estejam associadas ao seu tipo de negócio.

Com ele você vai poder criar planos de publicidade! Assim pode realizar investimentos nas melhores palavras-chave, isto tudo com ajuda dele que irá te mostrar em qual vale a pena realizar o investimento!


  • Google Pagespeed


O Google Page Speed Insights vai te ajudar a dar mais velocidade ao seu site, otimizando o mesmo para que se torne mais rápido o carregamento tanto através de celulares quanto nos computadores.

Você já ouviu falar em “Experiência do usuário”? Tudo no final depende de como será a experiência das pessoas navegando em seu site ou redes sociais, não é só na hora da compra que eles avaliam!

As pessoas levam em conta conteúdos coerentes e que levem direto ao ponto, em segundos você tem que deixar claro o que quer passar, pois, as pessoas perdem o interesse e passam para a próxima publicação. Na hora de carregamento do site, quanto mais rápido, maiores as chances do seu futuro cliente não desistir de acessar seu site.


  • Google Trends


O Google Trends é uma ferramenta de busca que te mostra quais as pesquisas mais realizadas mundialmente e local! Com informações sobre o local, tópicos e as consultas relacionadas à palavra pesquisada, assim consegue analisar o nível de popularidade.

Ele irá te fornecer dados de crescimento ou queda sobre os produtos para determinar se ainda é viável no mercado; se um produto ou serviço não têm mais tanta popularidade você vai conseguir saber a partir dos filtros na ferramenta, que conseguem filtrar por país, ano, cidade e segmento.


Assim você vai entender se o seu produto é bastante procurado na internet e em quais épocas do ano ele tem mais chances de ser vendido; com estas métricas reais ficam bem mais fácil para você planejar sua estratégia de marketing!


  • Cresça com o Google


A iniciativa Cresça com o Google oferece cursos online gratuitos na área do marketing, empreendedorismo e carreira. Seu objetivo é ajudar profissionais; com ele você consegue aprimorar seus conhecimentos e ainda recebe um certificado digital quando finalizar!

Ele é o lugar certo se você quer expandir seu negócio ou desenvolver suas habilidades, conta com programas de ajuda para empresas e startups que estão em desenvolvimento ou mesmo que precisem de iniciativas novas para manter uma rotina saudável.


Estas são algumas das ferramentas disponibilizadas pelo Google.

Você não está sozinho! Com estas plataformas sua empresa tem chances de expandir ainda mais, trabalhando com dados e métricas você consegue ficar por dentro de tudo que acontece em tempo real; ainda têm milhares de conteúdos para capacitação profissional disponibilizada a um clique de distância. Dê um Google!




bottom of page