top of page

Novembro azul e diabetes na farmácia: Conscientização que potencializa resultados e fideliza clientes

  • Foto do escritor: Guilherme Alves
    Guilherme Alves
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura
Novembro azul

O mês de novembro traz consigo não apenas uma, mas duas das campanhas de saúde muito importantes no calendário global, ambas representadas pela cor azul. Temos o tradicional Novembro Azul, focado na saúde do homem e prevenção do câncer de próstata, e também o Dia Mundial do Diabetes no dia 14/11.


Para a farmácia, aderir e participar ativamente dessa causa é uma grande oportunidade de crescimento. É o momento de se consolidar como um hub de saúde completo, atraindo tanto o público masculino que por muitas vezes é resistente aos cuidados médicos, quanto os pacientes crônicos da diabetes que precisam de atenção contínua.


Neste artigo, vamos explorar como sua farmácia pode unificar essas campanhas para gerar impacto social positivo e, consequentemente, aumentar o movimento do balcão, convertendo em mais vendas recorrentes.


Por que unir a campanha do novembro azul com o dia mundial da diabetes?


A conexão entre as duas campanhas é mais forte do que parece. Homens tendem a cuidar menos da saúde e, muitas vezes, só descobrem condições crônicas como o diabetes tardiamente, quando já existem complicações.


Ao promover o "Novembro Duplamente Azul", sua farmácia aborda a saúde de forma integral. Você utiliza o gancho da prevenção do câncer para atrair o público masculino e, na mesma oportunidade, realiza a triagem para o diabetes, uma doença silenciosa que atinge milhões de brasileiros.


5 Ações práticas para um novembro azul de resultados


Para ter impacto real, as ações precisam ser envolventes e conversar com os dois públicos.


1. O "cantinho azul"

Crie um espaço temático que destaque produtos relacionados a ambas as campanhas. O azul deve predominar para chamar a atenção.


  • Foco na saúde do homem: Suplementos vitamínicos, cuidados com barba/cabelo e preservativos.

  • Foco diabetes: Monitores de glicemia, tiras reagentes, lancetas, cremes específicos para pés diabéticos e nutrição sem açúcar.

  • Dica de merchandising: Use faixas como: "Novembro Azul: Cuidar da saúde é nossa prioridade. Previna-se por inteiro."


2. O "Dia D" da triagem


Estabeleça dias específicos no mês para oferecer um "check-up express" gratuito ou com preço simbólico. Esse é o maior gerador de fluxo e confiança.


  • Serviços essenciais: Aferição de pressão arterial (hipertensão é comum em diabéticos) e teste de glicemia capilar.

  • Para os homens: Além dos testes, inclua a medição da circunferência abdominal, um indicador importante de risco cardiovascular e metabólico.


3. Conteúdo Educativo que Conecta


Crie campanhas no Whatsapp e redes sociais, além disso, abra o espaço físico da loja para criar um ambiente de bate papo e desmistificar alguns tabus.


  • Para o diabetes: Explique a diferença entre os tipos 1 e 2, e os sinais de alerta como a sede excessiva, vontade frequente de urinar…

  • Para o novembro azul: Reforce que a prevenção é o melhor remédio e que ir ao médico é um ato de coragem, não de fraqueza.


4. Prepare a sua equipe


Treine sua equipe para identificar oportunidades no balcão. Se um cliente homem está levando apenas um analgésico recorrente, o farmacêutico pode incentivar ele a medir a glicemia ou a pressão, além de dar uma maior atenção ao cliente aproveitando o mês da campanha para fidelizá-lo e aumentar o faturamento.


5. Parcerias Estratégicas


Busque parcerias com laboratórios de análises clínicas locais. Sua farmácia pode oferecer um voucher de desconto para exames mais complexos (como o PSA para próstata ou Hemoglobina Glicada para diabetes) para clientes que fizerem o "check-up express" na sua loja.


Como Aumentar as Vendas Durante a Campanha


Unir diabetes e saúde do homem abre um leque maior de produtos para trabalhar:


Kits Promocionais Inteligentes


Facilite a compra agrupando produtos que fazem sentido juntos:

  • Kit "controle total" (diabetes): Aparelho medidor de glicose + caixa extra de tiras + creme hidratante para pés.

  • Kit "bem-estar diário": Multivitamínico,produtos diet/zero açúcar (balas, suplementos).


Fidelização via Tecnologia


Se sua farmácia já utiliza a Pedbot, segmente sua base de clientes.


  • Envie mensagens educativas sobre o controle do diabetes para quem já compra medicamentos de uso contínuo e relembre eles sobre os medicamentos trazendo algum desconto.

  • Para o público geral masculino, envie lembretes sobre a importância do check-up anual neste mês de novembro.


Lembre-se: O objetivo é mostrar que sua farmácia é parceira do cliente na jornada de saúde, seja na prevenção do câncer ou no controle diário do diabetes.


Conclusão


O Novembro Azul é uma chance de mostrar a força e a parceria da sua farmácia. Ao abraçar também a causa do diabetes, você amplia seu alcance, presta um serviço de utilidade pública e fortalece o vínculo com sua comunidade. Prepare sua equipe, estoque e crie promoções com produtos-chave para fazer um novembro inesquecível na sua farmácia!


 
 
bottom of page