top of page
  • Foto do escritorFrancyne Michelle

SEO: Quem não é encontrado não é lembrado

Entenda o significado de SEO e otimize o seu marketing!



Quando você quer comprar um produto, normalmente vai até o Google e pesquisa sobre ele; você sabe como os sites que apareceram na primeira página fizeram para estar ali? Mostraremos aqui como funciona o processamento e análise dos motores de pesquisa na hora de posicionar seu site nas páginas de buscas, e assim você aparecerá primeiro quando o seu potencial cliente pesquisar sobre um produto do seu segmento!


Já pensou como todas as informações da internet, sejam elas desde política, negócios, até receitas de cozinha, ficam juntas num lugar só? Para isso, nomeamos como “Motor de pesquisa”, isto é, o local onde você digita coisas como “Tudo que quer saber ou encontrar” e com isto lhe aparece sites e anúncios sobre o assunto.


Sabe a importância da otimização do motor de busca?


Agora lhe mostrarei como melhorar este motor de pesquisa para que o seu site e anúncio seja o primeiro a ser visto por pessoas do seu interesse. Nomeamos de “Otimização de Motor de Pesquisa” ou, Search Engine Optimization (SEO), assim com estas técnicas e práticas você melhora sua página da internet para que ela seja facilmente encontrada, e fique nas primeiras posições das páginas de resultados e com isso faça com que as pessoas cliquem no seu anúncio.


Para você ter esta posição mais elevada deve levar vários fatores em consideração que têm relevância para o motor de pesquisa, no final tudo são algoritmos para serem lidos pelos motores de pesquisa por isso a importância destas informações de forma clara e completa.



O que é o Google?


O Google é então um motor de pesquisa, sim temos outros além dele, como Yahoo e Bing que também são! Mas hoje falaremos do Google.

Aquele com mais popularidade na internet em nível mundial, e com mais interesse em melhorias com seus projetos acompanhando todos os ideais e tecnologia.



E para que ele serve?


Basicamente ele serve de porta para que você pesquise o que precisa, e seja encaminhado para os sites do seu interesse, em definição é uma ferramenta de busca. Então devemos nos perguntar como o Google segmenta todos os milhões de sites e anúncios existentes, e lhe envia somente os do seu interesse ou da sua pesquisa realizada?


Com base em dados, logo a sua posição depende totalmente de como foi feito seu WebSite, leve em consideração coisas como pensar igual seu cliente, manter seu conteúdo e contatos atualizado, incluir apenas o que você precisa, seja direto e claro de acordo com seu segmento de interesse, tanto em suas redes sociais como nele; lembre-se redes sociais são muito importantes na hora de você ser encontrado na internet, e também tenha um site compatível e de fácil acesso em celulares, pois a maioria das pessoas irão fazer pesquisas através dele, estas são apenas algumas das técnicas.


Mas então como faço para engajar meus anúncios?


Temos duas opções, anúncios gratuitos que vem de forma orgânica até você, e anúncios patrocinados que são pagos e tem a posição elevada pelo Google.

Vamos ver um pouco sobre essas duas formas:


Posições Gratuitas no Google:


A primeira página de resultados do Google é aquela que em teoria tem maior visibilidade. Porém, se o seu WebSite não estiver nas primeiras 30 posições, não há chances de ele ser lido pelas pessoas, apenas 60 a 86% delas


Logo os processos para melhorar essa posição, chamamos de SEO, Otimização do motor de pesquisa, em inglês, Search Engine Optimization.

O GoogleBot rastreia constantemente a Web para encontrar sites e segmentar eles de acordo com sua categoria; resumindo, é a forma de um computador “ler” seu site como se fosse um ser humano, assim ele irá compreender do que o mesmo se trata, e quando você digitar por exemplo “Melhores Cafeterias em São Paulo”, ele te mostrará sites e anúncios das melhores cafeterias em São Paulo.


Vejamos um exemplo da pesquisa:





Esses são os primeiros sites que aparecem na página de busca ao pesquisar:



Você viu que por trás de um simples resultado há todo um processo de otimização, comparações e rastreamento da WEB.


Sabia que até mesmo como você nomeia as imagens na WEB têm influência no alcance?


Exemplo, imaginemos que você tenha uma cafeteria em São Paulo e tenha um site com seus produtos; caso tenhamos uma imagem como está em seu WebSite:



Café Moído na Hora da Cafeteria Coffee Gourmet em São Paulo




Um exemplo de como podemos nomear ela seria: “Café Moído na Hora da Cafeteria Coffee Gourmet em São Paulo”.


Assim, quando alguém pesquisar isso na internet as chances da sua imagem aparecer são maiores, logo seu futuro cliente será direcionado para o seu site quando clicar na imagem.


Posições Pagas no Google:


Muitas vezes não conseguimos engajar somente de forma orgânica, assim vem os anúncios patrocinados. A forma de venda do Google para este tipo de anúncio é chamada de “Google Ads”.


Ele possui diferentes tipos de cobrança, como custo por cliques, custo por mil e custo por aquisição, o valor pode variar e têm diversas opções que se adaptam ao seu tipo de negócio.


Com o Google ADS você pode aproveitar as vantagens da publicidade online, exibindo seus anúncios para pessoas certas no momento e no local certo.


Como o Google determina qual o anúncio ideal?


Temos milhares de anunciantes que pagam e existem diversas coisas que o Google leva em consideração ao posicionar seu site na Web.

Exemplo: se temos o anunciante A e um anunciante B, e os dois realizam o mesmo valor de investimento, como faremos para definir quem irá aparecer em primeiro e quem irá aparecer em segundo?


Para isto temos o sistema de leilões de anúncios do Google, ou mais conhecido, AdRank, esse sistema determina a qualidade. Mesmo que você tenha investido financeiramente no seu anúncio, o Google leva em conta a qualidade do seu anúncio, ou seja, o valor até ao qual você está disposto a pagar por um clique no seu anúncio. Com uma medida utilizada por eles para avaliar a relevância dos seus anúncios, das palavras-chave e da página do site; eles utilizam uma fórmula para calcular isto, porém falaremos mais sobre isso em outra postagem!


Lembre-se que, todo segundo conta, as pessoas não vão ficar muito tempo no seu site e podem pesquisar palavras rapidamente ou nem pesquisar, mas imagens, títulos e uma navegação simples é algo que pode ajudá-las.


Viu que apesar das técnicas e estratégias necessárias, ainda não é difícil obter uma boa posição? Com estas dicas você conseguirá melhorar sua visibilidade. Boas vendas!


bottom of page