top of page
  • Foto do escritorFrancyne Michelle

Sua farmácia presente no digital: a importância das redes sociais!

Entenda porque até mesmo as farmácias devem manter uma boa presença digital!



Você já parou para pensar se sua empresa é fácil de ser encontrada? Você sabia que 71% das pessoas que têm uma experiência boa com a empresa nas redes sociais indicam ela para outras pessoas; mais de 80% dos usuários das redes sociais seguem pelo menos uma conta de marca, hoje em dia estar fora das mídias sociais é ser quase inexistente, afinal quando o seu público-alvo é o consumidor final, a melhor maneira de encontrar eles é através das redes sociais.


Elas irão te ajudar a dar visibilidade para a sua empresa; mais da metade dos usuários quando não encontram o WhatsApp da empresa ou redes sociais acabam desistindo de realizar contato. Para pessoas que ainda não conhecem a sua empresa, e estão procurando algum produto e/ou serviço é de grande importância que a empresa possua presença no meio digital.


As redes sociais são uma mão na roda para centralizar tudo sobre sua marca. Elas podem ser utilizadas para ter links que levem ao seu produto, para promover as publicações do seu blog, destacar as vantagens de trabalhar na sua empresa, mostrar resultados concretos de outros clientes e até contar um pouco da história dos seus funcionários!



Entenda um pouco sobre as redes sociais mais conhecidas:



Instagram:


O Instagram conta com mais de 122 milhões de seguidores ativos no Brasil, ele ganhou visibilidade entre os lojistas e consumidores, pois, muitos buscam referências nessa rede. As empresas que não possuem representação na rede estão perdendo clientes, ela é o primeiro filtro das pessoas mais situadas com a tecnologia, elas procuram seguir a marca no Instagram. Quando a empresa não está representada naquele momento, acaba perdendo aquele cliente que está buscando novidades.



Facebook:


A rede já conta com mais de 116 milhões de usuários ativos, sendo uma ótima forma de comunicação entre empresa e público.

Através dela seu cliente consegue receber atendimento, tirar dúvidas sobre um produto, realizar um posicionamento sobre a experiência de compra que teve, e outros quesitos que podem impactar na imagem do seu negócio para os consumidores.

Ainda é possível utilizar o Facebook ADS, uma ferramenta de marketing digital que faz segmentação do público, com ela você irá captar as pessoas certas, podendo criar anúncios diferentes de acordo com os gostos e informações demográficas do seu público-alvo, assim consegue gerar ainda mais atração para a sua marca.



Twitter:


Plataforma que se tornou local das notícias em tempo real, 80% das solicitações de atendimento ao cliente dos anunciantes acontecem no Twitter.

Ele conta também com o Twitter ADS, é uma ferramenta que pode ser usada para divulgar produtos por meio de conteúdos pagos, é uma opção rentável, já que ele direciona seus anúncios a audiência certa.



LinkedIn:


Plataforma de marketing para você conseguir atrair talentos, pessoas que entendam a cultura da empresa! É também uma ótima forma de estar visível para futuras parcerias. Com o LinkedIn você consegue:

Construir autoridade em um assunto;

Oferecer valor através de anúncios direcionados;

Fazer networking em grupos: networking é a atividade de cultivar sua rede de contatos; de acordo com um estudo de psicologia de 1967, são necessários, no máximo, seis laços de amizade ou conexão para que duas pessoas quaisquer no mundo se encontrem, nomeado de “O problema do mundo pequeno”, The small world problem.



Como melhorar meu desempenho nas redes sociais?



Se pergunte: as pessoas gostaram do seu último post ou se sentiram incomodadas? Seus vídeos têm uma resposta melhor do que imagens?

Seus clientes compartilharam conteúdos em suas redes sociais depois da última propaganda que você enviou?



Vamos te dar algumas dicas de como melhorar sua visibilidade:


Importância dos stories:


O Facebook diz que mais de 250 milhões de pessoas por dia visualizam stories no Instagram, e o tempo de visualização médio é de 24 a 32 minutos por dia.

Quando o usuário visualiza seu story, ele pode arrastar para cima ou para baixo para ver mais e ser direcionado a uma oferta ou ao seu site, por isso os stories também são uma ótima forma de gerar tráfego.


O usuário que por coincidência está passando as férias na praia pode ver o seu storie de uma promoção, relâmpago de protetor solar e quando arrasta para cima é enviado diretamente ao site da sua farmácia com esta promoção!




Importância dos Vídeos:


  • 4x mais pessoas preferem assistir a um vídeo sobre um produto do que ler algo sobre ele;

  • 1 em cada 4 consumidores perde interesse em uma empresa se ela não tiver um vídeo;

  • Quando se fala em demonstração, 4 em cada 5 pessoas acreditam que os vídeos são úteis.



Faça testes, pesquisas e enquetes:


É importante gerar proximidade com o seu público e envolver ele com a empresa, uma das técnicas é realizar enquetes diretamente no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Você pode utilizar de testes e pesquisas para criar consciência da marca e afinidade com seu público, através delas você consegue saber no que seus clientes tem mais interesse, desde qual marca de produto eles preferem até o que cada pessoa mais compra em sua farmácia.




Aproveite dos conteúdos que não é você que gera:


Outra técnica é utilizar de conteúdos gerados por influenciadores, isto é, influenciar seus clientes a postarem alguma publicação citando a sua farmácia, seja por causa de recompensas, concursos ou sorteios.

Imagine que alguém ganhou o sorteio promovido em sua farmácia e o prêmio foi uma cesta de cuidados para a pele, ela irá publicar em suas redes sociais citando a sua empresa! O que te promove conteúdo e visibilidade.




Utilize hashtags:


Hashtags são muito úteis para realizar pesquisas, mas também permitem gerar um filtro sobre tipos específicos de conteúdos; você pode criar uma hashtag da sua marca para acompanhar as campanhas e o progresso do marketing da empresa!




Ouça seus clientes:


Lembre-se de ajustar estratégias que se alinhem com as suas metas e objetivos, essas estratégias devem ser específicas para que tornem seu plano executável; ouvir seu cliente e entender o que ele precisa é uma ótima oportunidade para entender como estabelecer suas metas.


Esteja sempre alinhado com as tendências do mercado farmacêutico, afinal a concorrência é acirrada, oferecer o diferencial é o ponto para se destacar entre os concorrentes.


Receba insights sobre os sentimentos dos clientes para conseguir compreender a percepção que eles possuem sobre sua empresa.



Vai entrar para a era digital ou já está presente? Para ficar sempre informado sobre o mercado farmacêutico: acompanhe o BLOG PedBot e nos siga nas redes sociais!



bottom of page