• Francyne Michelle

Transforme o dia de descansar em dia de lucrar!

Utilize as datas comemorativas ao seu favor, defina estratégias para alavancar suas vendas e venda mais nos feriados.

Quando um feriado chega você costuma estar preparado para as vendas?

Sabe a importância de se preparar para estas datas? Entenderemos a importância de utilizar essas datas a favor do seu negócio!


Um dos primeiros passos é preparar e motivar a equipe para que atendam os clientes com excelência.


A maioria dos colaboradores vai ficando desmotivados conforme vai se aproximando do feriado, por isso é importante manter um controle de tudo que vem acontecendo no seu atendimento e operações diárias para mapear qualquer tipo de erro. Tente engajar seu funcionário para que ele esteja motivado para essa data através de ações práticas como bonificações e comemorações relacionadas a data comemorativa.


Feriados apresentam altos números de buscas e vendas, o recomendado é começar o planejamento com pelo menos 30 dias de antecedência, pois as pessoas acompanham os preços, promoções e prazos de entrega.

Uma das dicas é identificar os produtos do estoque que mais obtém vendas, assim poderá negociar com os fornecedores as melhores condições, e deixar tudo preparado para as operações.


Aposte nas promoções especiais e limitadas!

Promoções são uma boa estratégia comercial, pode levar ao aumento das suas vendas além de garantir que mais pessoas irão testar seu produto ou serviço e acabar se fidelizando.

Então, uma boa dica para datas comemorativas é que você faça promoções que valem apenas para o dia do feriado. Promoções e descontos no estilo “Somente hoje” podem dar a seus clientes um senso de urgência, e eles saberão que, se não aproveitarem a chance de comprar com desconto, podem estar perdendo.



Mapeie o que mais irá chamar atenção nas vitrines em cada data especial!


É essencial mostrar em suas vitrines e promoções os tipos de artigos que seus clientes vão procurar em cada data especial ou feriado. Por exemplo, estamos próximos ao dia das crianças, não faz muito sentido lotar as suas vitrines com produtos destinados a adultos que não vão atrair um público que está procurando produtos infantis, não é? É lógico que os clientes potenciais que forem fazer compras perto deste período vão estar procurando produtos para público infantil.



Mesmo que não seja uma data muito ligada ao seu nicho, tente pelo menos criar um relacionamento.

Estamos bem perto do feriado do dia das crianças, e com isso você pode se perguntar“ E se o Dia das Crianças não for destinado ao meu público principal?” mesmo assim não deixe a data passar em branco.

Como a maioria das datas comemorativas, sempre há algumas categorias que não conseguem encaixar nada no segmento dos seus produtos como opção de presente para o feriado. Mas você pode ser criativo!

Aproveite a época para interagir com as pessoas nas redes sociais com publicações nostálgicas e posts que se referem a data, elas servirão para você movimentar suas redes sociais, então não deixe passar estes feriados.

Essas dicas são muito valiosas, porém não podemos esquecer do essencial: qualidade! Tanto em produtos quanto em atendimento, devemos entregar uma boa experiência para o cliente para que ele continue na nossa empresa mesmo após condições especiais. Cultive o relacionamento com seus clientes!