top of page
  • Foto do escritorFrancyne Michelle

WhatsApp como melhor canal de vendas online?

Setor farmacêutico entende que essa é a melhor maneira de vender através do delivery.




Com o passar dos anos, e com a transformação digital, o que esperamos cada vez mais de um produto ou serviço é praticidade. A correria do dia a dia faz as pessoas ficarem mais sobrecarregadas, então, por que não oferecer a elas uma forma mais prática de fazer compras? Proporcionando facilidade e confiança, as vendas por WhatsApp só vêm aumentando cada vez mais.


Utilizamos o computador para trabalhar, o smartphone para se relacionar e dependemos da internet para tudo em nosso dia a dia. Através dele não temos mais o incômodo de perder tempo pegando filas e as compras hoje em dia podem ser realizadas a um click.


E seja para consultas de preços ou efetivas vendas, o WhatsApp é o caminho para isto. Nesses cenários, os chatbots são vistos como a evolução digital, criados para estreitar relacionamentos e permitir que tenhamos uma comunicação instantânea, com ele você consegue reduzir os custos em sua operação e aumenta a capacidade de resposta da sua empresa.



Vendas no WhatsApp:


As vendas pelo WhatsApp cresceram muito nos últimos dois anos, principalmente devido à pandemia de Covid-19 que impossibilitou que milhares de pessoas saíssem de casa. O aplicativo se tornou um potencial canal de relacionamento entre farmácias e consumidores. Com ele podemos nos comunicar com áudios e fotos, gerando facilidade para seu cliente, pois, ele consegue, sem sair de casa, tirar sua dúvida e consequentemente aumentando as chances de você ser o escolhido na hora da compra!


Cerca de 83% dos consumidores de farmácia utilizam a plataforma, e preferem lojas que possuem atendimento via WhatsApp. De acordo com o Panorama Farmacêutico, maior canal de informação do setor, que trouxe dados sobre o uso do aplicativo em seu artigo Setor vê WhatsApp na farmácia como melhor canal de vendas. Informa que dos assinantes do portal que manifestaram opinião, 48% apostam as fichas nessa plataforma. Somente 22% veem mais potencial nas plataformas de marketplace, enquanto 19% entendem que a rota para crescer no universo virtual passa pelos tradicionais portais de e-commerce. Os apps receberam apenas 11% das menções.


O WhatsApp vem se tornando cada dia mais essencial na vida da população brasileira. As pessoas passam um tempo médio de 29,2 horas por mês no aplicativo, equivalente a 1 hora por dia utilizando o WhatsApp.

Os consumidores buscam novos meios de compra e formas de interagir com as empresas, e nisto o tempo de resposta é de extrema importância, por isto temos uma enorme aceitação e disseminação do seu uso entre os consumidores e as farmácias.


Você como gestor tem inúmeras preocupações, administração dos colaboradores, gerenciamento e controle das vendas, metrificar atendimentos efetuados no dia e saber se eles terminaram com sucesso numa efetiva venda, entre tudo em relação a sua empresa, então, por que não facilitar isso? Com nossa plataforma de atendimento, você terá controle e dados, conseguirá administrar melhor seu negócio e com isso irá aumentar suas vendas.


O CEO da PedBot, Rudy Tedeschi, também explica: “ A farmácia pode atender simultaneamente uma diversidade de clientes com o mesmo número de WhatsApp, mandar mensagem para todos os clientes, controlar as vendas e até gerenciar a ruptura e falta de produtos. Além disso, é possível configurar chatbots para aumentar a precisão no pré-atendimento e direcionamento ao profissional, o que diminui o tempo de espera do consumidor”. Chama no Zap, chama no PedBot!


bottom of page