• Renata Muzi

Não esqueça seu cliente após a venda!

A importância de uma pós-venda bem efetuada nos resultados da sua farmácia.


Sempre que pensamos em aumentar as vendas, em primeiro lugar vem as iniciativas como descontos e promoções. Porém, existe uma maneira de garantir o negócio da sua empresa sem investir diretamente em marketing: o pós-venda é um passo muito importante no seu atendimento.


Com ela você consegue aumentar a retenção dos seus clientes uma vez que eles irão criar vínculo e lealdade com sua marca. Isso se torna um ótimo cenário a longo prazo para sua marca, uma vez que toda vez que o cliente necessitar de um produto ele sempre irá se lembrar da sua farmácia considerando o relacionamento construído.


Esse cenário é o ideal e gera um benefício enorme a sua farmácia, já que o custo para você trazer um novo cliente é seis vezes maior que o custo de manter um cliente. Os números impressionam!


As iniciativas de pós-venda são essenciais para alcançar esse patamar de fidelidade com seus clientes, por isso, é essencial que seu contato com ele não acabe na venda. Quando você coloca uma participação ativa irá saber o nível de satisfação do cliente com o seu produto ou serviço; quando você conversa com ele após a compra é sua forma de garantir e assegurar que ele realizou um bom investimento com uma compra inteligente.


Lembre-se: mantenha relacionamento e sempre tenha vendas a serem feiras! Porém, relacionamentos se constroem com tempo e dedicação.



A satisfação do seu cliente não é eterna.


As empresas presumem que o cliente que comprou uma vez tem maiores chances de retornar, e por isto não devem mais dar a devida atenção de um atendimento a clientes antigos, eles focam apenas nos novos clientes, porém a satisfação deles não é eterna! O seu cliente já existente tem grande importância, os custos dele são bem menores, então gere confiança e demonstre preocupação e interesse a longo no seu cliente!



Pontos essenciais para o pós-venda

  • Mantenha seus clientes satisfeitos após a compra;

Tenha iniciativas para entrar sempre em contato após as compras. Assim, caso tenha acontecido uma experiência negativa, você ainda tem a chance de reverter e mostrar para ele que se importa!

  • Reconheça seu cliente como seres humanos, mantenha um atendimento humanizado;

Entregar um atendimento de qualidade é imprescindível para gerar relacionamento. Sem dúvidas são necessários atendentes educados e instruídos, porém ao levar o atendimento para o online o ideal é garantir uma resposta rápida e informativa!


  • Deixe seu cliente saber que ele é importante;

Seres humanos gostam de se sentir validados e importantes! Pesquisas de pós-venda são sempre uma boa iniciativa para abrir um espaço de fala para seu cliente. Porém, não adianta não providenciar melhorias com os feedbacks, mostre na prática que a opinião dele é importante.


  • Identifique seu público-alvo;

Ao entender seus principais clientes, você conseguirá ações mais assertivas. Por exemplo, seria interessante implantar iniciativas via e-mail com meu público ou é um tipo de pessoa que geralmente prefere contato via telefone? Conhecer seu cliente é essencial para que você tenha sucesso no pós-venda.

Utilize o pós-venda como diferencial! Não são muitas farmácias que possuem um processo de pós-venda estruturado e assertivo, por isso, você pode implantar e utilizar essa iniciativa como diferencial!

Se o concorrente não lembrar o cliente que ele precisa comprar seu remédio de uso contínuo e você estiver lá presente, ele irá te ver como mais preparado e procurado com o bem-estar dele.

Algumas iniciativas que possam ser feitas:

  • Contato com usuários de medicamentos contínuos;

Aquele cliente que todo mês tem que comprar o medicamento, seria incrível se ele sempre fosse a sua farmácia, certo? Para isso, você pode implementar condições especiais ou notificações para o cliente! Imagina como você se sentiria se esquecesse que seu medicamento está acabando e recebesse uma mensagem via WhatsApp da farmácia te recordando sobre a compra? Iria se considerar especial para aquela empresa, certo?

  • Pesquisa após compra do cliente;

Como dito anteriormente, seres humanos gostam de se sentir ouvidos e validados. As pesquisas, além de trazer dados valiosos para sua empresa, também irão causar esse sentimento no consumidor.

  • Esteja presente em momentos especiais;

Faça o cliente se sentir especiais, estando sempre presente em datas importantes como feriados e aniversários! Através de mensagens de WhatsApp, isso pode ser feito de maneira organizada e trazer grandes resultados.



Onde devo tomar cuidado?

  • Evite insatisfação com seu produto ou serviço;

Seja na entrega, na instalação ou em seus serviços prestados é de extrema importância não haver erros, com tanta competitividade no mercado, as chances de seu cliente retornar são baixas quando tem uma experiência ruim com seu produto.

  • Dê atenção às reclamações dos seus clientes;

Não deixe que seu cliente se sinta ignorado e faça de tudo para garantir que sua reclamação seja solucionada, caso não seja algo tão simples de ser feito, deixe claro que foi ouvido e planejado para a resolução a longo prazo.

  • Não trate seu cliente com diferença;

O atendimento deve ser igualmente respeitoso para todos, não os trate com diferenças entre eles. Clientes que apenas querem ter informações devem ser igualmente bem atendidos, assim você garante que a boa imagem da sua empresa seja garantida e faz com que eles retornem e efetivamente realizem vendas!



Agora você já sabe a importância de manter um bom relacionamento! Pois afinal quando somos bem tratados sempre lembramos da empresa em primeiro lugar. Garanta o seu lugar no mercado sendo o diferencial. Boas vendas!