top of page
  • Foto do escritorFrancyne Michelle

Marketing Farmacêutico: Técnicas para aumentar as vendas das Farmácias

Mas afinal, você já parou para pensar quais são algumas das estratégias de Marketing das grandes redes de farmácias?


O maior objetivo dos gestores quando pensam em marketing é vender, certo? Para alcançarmos a alta concorrência nos negócios é preciso entender as necessidades e desejos dos nossos clientes.


Conforme a ABRAFARMA, entidade de representação nacional focada no bem-estar e saúde dos brasileiros. Todas as grandes empresas no mercado farmacêutico chegaram onde estão, pois, possuem alta qualidade nos serviços e produtos oferecidos, tem colaboradores dedicados a empresa, oferecem bons preços com técnicas de marketing que utilizam exposição dos seus produtos e mensagens publicitárias.


Confira algumas iniciativas que podem ser implementadas na sua farmácia para fomentar o marketing e gerar mais vendas:


Crie relacionamento:

Empresas inteligentes não pensam em apenas vender produtos, mas sim em criar e fortalecer relações com seus clientes, pois, sabem que um cliente satisfeito é muito mais lucrativo, permanecendo por mais tempo, comprando mais produtos e indicando seus serviços aos outros.


O maior objetivo do marketing é gerar vendas, e com as farmácias não seria diferente, com ele você cria situações para que a sua marca esteja presente no dia a dia, desde a hora que seu cliente acorda até a hora de descansar.


Esteja presente nos motores de pesquisa:

Já pensou como todas as informações da internet, sejam elas desde política, negócios, até receitas de cozinha, ficam juntas num lugar só? Para isso, nomeamos como “Motor de pesquisa”, isto é, o local onde você digita coisas como “Tudo que quer saber ou encontrar” e com isto lhe aparece sites e anúncios sobre o assunto.


Quando você quer comprar um produto, normalmente vai até o Google e pesquisa sobre ele; você sabe como os sites que apareceram na primeira página fizeram para estar ali? Saiba mais em: Quem não é encontrado não é lembrado


Entenda seu cliente:

Saiba que muitas situações e condições momentâneas podem ter influência sobre o comportamento do seu cliente, dentre elas, o ambiente físico e social que ele se encontra, o tempo, e características pessoais.

Devemos compreender o que acontece no consciente do consumidor, pois, fatores psicológicos também têm total influência na tomada de decisão de compra.

Os fatores psicológicos dizem respeito a pensamentos, sentimentos e comportamento; e aqui juntamente com o perfil de cada cliente ele encontra processos que o levam a tomada de decisão de compra; outros estímulos também possuem total influência sobre isto, tais como a motivação, a aprendizagem e a memória do seu cliente.


Os fatores socioculturais são determinados pela influência que o meio social do seu cliente tem sobre ele. Já os fatores situacionais envolvem aqueles que são circunstanciais e momentâneos.


Em cada fator apresentado é onde a sua marca se constrói, isso através das gerações e seus diferentes valores culturais. Outras coisas também têm influência na tomada de decisão de compra, tais como a qualidade percebida, a imagem da empresa e o risco percebido. Assim como características pessoais, como idade e características da família também podem levar a diferentes decisões.



Não fuja das redes sociais:

Os avanços tecnológicos e aumento do uso das redes sociais não poderia ser diferente no mercado farmacêutico; as redes sociais possibilitam que as pessoas possam pesquisar diariamente informações sobre os assuntos, produtos e serviços do seu interesse. Através delas, você conquistará uma posição sólida, transmitindo confiança, se tornando conhecido e lembrado pelo seu cliente.


Mas antes de criar uma rede social de sucesso, lembre-se:

  • Crie conteúdos de valor: Apenas propaganda não atrai mais o consumidor;

  • Crie propagandas com dados informativos: Desperte o interesse do cliente;

  • Faça promoções e coloque isso em suas publicações.


Mas lembre-se, farmácias devem seguir algumas regras especiais para venda de medicamentos, fique atento a estas regras para começar e aumentar suas vendas de maneira segura e correta. Leia em: como faço para vender medicamentos online?



Trabalhe com parcerias:

É importante entender que você não pode nadar sozinho nesse mar e as outras empresas não são necessariamente suas inimigas. Existem várias maneiras de atrair pessoas para sua farmácia e uma delas é através de parcerias com médicos e clínicas.


Um cenário legal é oferecer descontos para pacientes daquele médico, assim ele irá te recomendar, fica bom para todo mundo! Geralmente parcerias não necessitam de tanto investimento financeiro, por isso sempre se mostram uma ótima opção!



Por fim, o marketing não pode ser tudo:


Um marketing de qualidade pode te levar longe, porém, é necessário que seu produto ou serviço entregue tudo aquilo que você promete. É importante ter um bom atendimento, preços competitivos e boa distribuição.


Caso contrário, sua empresa pode cair no que chamamos de “balde furado’’, ou seja, todo mundo que entra acaba saindo e você não consegue reter ninguém que coloca para dentro, por fim acaba tendo que investir cada vez mais em marketing para suprir esse problema!


Viu algumas das técnicas que grandes farmácias estão utilizando? O bom e velho marketing nunca falha, mas com inovação você vai se garantir nesse mercado competitivo. Não fique para trás, sempre esteja por dentro das novidades, e garanta que sua empresa esteja sempre à frente! Vamos juntos nessa jornada e mãos à obra!


bottom of page