• Francyne Michelle

Venda mais na Black Friday!

Final de ano chegando e com ele você já sabe, a maior e mais esperada no mundo: a Black Friday!




Você sabe o que é estratégia de marketing? Em resumo, são todas as ações adotadas por uma empresa para divulgar sua marca, produto ou serviço e, assim, fazer com que os clientes certos cheguem até ela.


Impossível falar sobre o tema sem citar a principal estratégia. Todo ano, no mês de novembro, a tendência é geral. A Black Friday é implantada em todos os setores trazendo descontos imperdíveis para os consumidores finais. O feriado teve início nos Estados Unidos e por isso carrega o nome em inglês, porém é tão difundido no Brasil que é quase impossível achar alguém que não de uma olhadinha nas ofertas desse dia.


A data da Black Friday desse ano será dia 25 de novembro de 2022. Ainda está no tempo de planejar um cenário especial para essa data! Separamos algumas dicas para entender como implantar essa estratégia de marketing na sua empresa.



Por que dar desconto na Black Friday?


O desconto é algo instantâneo, ao seu cliente gera um benefício financeiro imediato, o que como falamos pode mudar o pensamento dele em relação a sua marca, já que o mesmo reforça sentimentos e emoções positivas que lembram a sua marca. Fazendo assim seu cliente lembrar do seu produto ou serviço quando estiver com alguma dor.


Descontos são muito importantes para gerar experimentação também! Ao oferecer um preço mais baixo, o consumidor é engajado a testar o novo produto e ao entregar uma boa experiência ele se tornará fiel a sua marca, ou seja, você ganha um consumidor fiel.



Mas, e agora? Como faço para vender mais na Black Friday?



1. Tenha um planejamento!


Não adianta oferecer descontos incríveis e na hora das vendas não ter estoque disponível, o planejamento prévio com seus fornecedores é essencial para conseguir garantir que você terá todos os produtos que está oferecendo.


Ofereça descontos maiores nos produtos que realmente quer “queima” de estoque, e descontos menores nos produtos com números de vendas regulares; já nos seus produtos que você vende com frequência o aconselhável é não oferecer descontos ou pelo menos altas porcentagens.


Considere quais produtos seus clientes mais estariam interessados em experimentar por um preço mais baixo!



2. Capriche na comunicação: Vender é dar a solução!


Mostre o problema que seu cliente tem, mesmo que ele ainda não saiba que o tenha, e em seguida apresente a solução: o seu produto.

São esses problemas que fazem com que o consumidor procure por um produto que solucione, assim se a sua empresa oferece esse serviço, basta que você capriche na apresentação na hora da abordagem!

Gere atração em seu cliente, nada melhor do que prender a atenção do seu público certo? Utilize imagens, vídeos em suas redes sociais e WhatsApp

Crie uma comunicação diferenciada para a festividade para que seu cliente associe que a sua empresa está em um momento especial. Não adianta ter promoções incríveis se elas não forem divulgadas.



3. Ofereça cupons de descontos!


Como falamos anteriormente sobre os benefícios das promoções de descontos, utilizaremos dela também na Black Friday.

Você já se sentiu induzido a comprar algo? Mesmo que não houvesse urgência ou que não houvesse motivo de compra? Isso é impacto da nossa pseudo necessidade de comprar algo somente por estar com desconto, pois o benefício é imediato e sentimos que será vantajoso.


Você pode oferecer esses cupons de descontos através de redes sociais, e-mail marketing ou até mesmo nas embalagens de seus produtos

Sempre estimule datas limites para finalizar esses descontos, gere uma chamada de ação! E lembre-se: deixe claro as normas para não ter aborrecimentos no pós-venda.



4. Use gatilhos mentais!


Gatilhos mentais podem ser acionados a partir de imagens, vídeos e textos!

Você pode utilizá-los como ferramentas de persuasão e assim ser a chave para concretizar sua venda! ,

Um exemplo seria criar edições limitadas de produtos, fazer pré-vendas, utilizar chamadas de ação e depoimentos de clientes que já compraram com você! Explore bem esta parte, pois é a hora de trazer seu cliente e fazer ele ouvir o que você tem a dizer.


Agora é hora de colocar a mão na massa. Você já sabe como fomentar suas vendas e implantar uma estratégia de marketing com sucesso. Boa vendas e boa Black Friday!