top of page
  • Foto do escritorFrancyne Michelle

Você sabe como melhorar a visibilidade da sua farmácia na web através de palavras-chave e SEO?

Encontre as palavras-chave mais pesquisadas pelos clientes e saiba as estratégias e tendências mais recentes da otimização de motores de pesquisa para garantir uma boa presença digital e aumentar a visibilidade da sua farmácia.



Afinal, o que faz sua farmácia ser encontrada? Nos dias atuais não importa mais onde uma empresa está fisicamente localizada e sim como os clientes chegam até lá de maneira online. Até porque, muitas farmácias têm grande parte do faturamento através do delivery.

Hoje vamos te mostrar como melhorar a visibilidade da sua farmácia na web através de palavras-chave! Bora lá?



O que são palavras-chave?


Palavras-chave são as palavras ou frases que melhor resumem o assunto principal de um texto, website ou qualquer outro tipo de conteúdo. Elas são usadas para ajudar as pessoas a encontrar conteúdo relevante quando fazem pesquisas em mecanismos de busca. As palavras-chave também são usadas por proprietários de sites e profissionais de marketing para ajudar seu conteúdo a aparecer mais frequentemente nos resultados de busca e atrair mais visitantes para o site.



Quais as palavras-chave mais pesquisadas quando alguém quer encontrar uma farmácia?


As melhores palavras-chave para uma farmácia na web dependem do seu público-alvo e da área geográfica em que sua farmácia está localizada. Mas vamos te mostrar as mais pesquisadas atualmente pelas pessoas no Google quando elas querem encontrar uma farmácia:


  • Farmácia online;

  • Remédios online;

  • Medicamentos online;

  • Produtos farmacêuticos;

  • Farmácia delivery;

  • Medicamentos entrega;

  • Compra de remédios pela internet;

  • Medicamentos genéricos;

  • Farmácia de manipulação;

  • Farmácia de conveniência;

  • Farmácia perto de mim;

  • Farmácia 24 horas;

  • Farmácia aberta agora;

  • Farmácia mais próxima;

  • Farmácia barata;

  • Farmácia noturna.


Essas palavras-chave são excelentes para as pessoas que precisam encontrar uma farmácia rapidamente, normalmente as pessoas que pesquisam necessitam de entrega de medicamentos ou farmácias abertas até tarde.


Lembre-se de que é importante realizar pesquisas de palavras-chave para descobrir as palavras-chave mais relevantes e procuradas pelo seu público-alvo e adicioná-las de maneira estratégica ao conteúdo de seu site.


É importante monitorar no dia a dia os resultados, assim você consegue ajustar as estratégias de palavras-chave.




Quais as últimas estratégias e tendências da Otimização do Motor de Pesquisa?


Confira algumas estratégias mais utilizadas para garantir uma boa presença digital em motores de busca como o Google:


  • Otimize seu site:

Primeiro garanta que seu site tenha uma navegação simples, clara e fácil de ser utilizada! Tenha também títulos e descrições que sejam otimizados para as suas palavras-chave, e lembre-se sempre de fomentar com conteúdos de alta qualidade. Afinal, a experiência do usuário (UX) é cada vez mais importante para o SEO.

Não sabe ainda o significado de SEO? Ensinamos na publicação: SEO: Quem não é encontrado não é lembrado.



  • Gere links de qualidade:

Tenha links de outros sites que são relacionados com o seu, por exemplo, ter links do panorama farmacêutico ou guia da farmácia em seu site é uma boa opção. Eles irão ajudar a aumentar a autoridade do seu site e melhorar a classificação dele nos resultados de pesquisa.



  • Conteúdo Atualizado:

Mantenha o seu site sempre antenado nos assuntos mais recentes que sejam relevantes e bons para a sua farmácia, não esqueça também de sempre manter suas palavras-chave atualizadas. O conteúdo de valor é sempre uma prioridade para o Google, certifique-se de que o conteúdo em seu site seja único, relevante e atualizado regularmente.



  • Análise de desempenho:

Monitore o desempenho do seu site e de suas palavras-chave usando ferramentas de análise, como o Google Analytics; damos dicas das melhores ferramentas do Google em nosso blog: Ferramentas do google: Aprenda como aumentar suas vendas.



  • Anúncios do Google AD Words:

Use anúncios pagos para alcançar mais pessoas e aumentar a visibilidade da sua farmácia. Isso irá garantir que ele seja exibido no momento exato em que uma pessoa estiver pesquisando produtos e serviços como o seu.


Seja pelo computador ou pelo celular, seu anúncio aparece no momento certo transformando os visitantes em futuros clientes!



  • Esteja presente no Google Meu Negócio:

Estar listado no Google Meu Negócio pode ser extremamente útil para aumentar a visibilidade da sua farmácia e atrair novos clientes. Quando as pessoas procuram por "farmácia perto de mim" ou "farmácia aberta agora", a listagem do Google Meu Negócio aparece no topo dos resultados de pesquisa, aumentando a visibilidade da sua farmácia.


Você pode fornecer informações precisas sobre sua localização, horários de funcionamento, contato e muito mais. Além de poder adicionar fotos de sua farmácia e incentivar seus clientes a comentarem e deixarem avaliações, o que vai gerar confiança quando novos clientes virem sua farmácia!


O Google Meu Negócio também fornece análises detalhadas sobre as interações que as pessoas têm com sua listagem, isto inclui quantas vezes ela foi vista, quantos cliques para ligações e contatos por mensagens teve. E o melhor de tudo: é fácil e grátis! Você cria sua conta, adiciona as informações da sua empresa e pronto, é só aproveitar os benefícios.



  • Conteúdo que vai durar:


O conteúdo de longa duração (Evergreen Content): é relevante e útil para as pessoas que acessam seu site e continuará sendo independente da data em que foi criado ou publicado, este tipo de conteúdo pode incluir tópicos como dicas de saúde, tutoriais com dicas de cuidados pessoais, entre outros.


Conteúdos de longa duração farão com que as pessoas fiquem mais tempo em seu site, e irá garantir que seu site seja encontrado por pessoas procurando informações relevantes.


Não existe uma única resposta para como fazer sua farmácia ser a primeira no resultado da busca do Google, o algoritmo muda constantemente, lembre-se que isto é um processo contínuo e é preciso tempo e esforço para ver resultados significativos.




Para ficar sempre informado sobre o mercado farmacêutico: acompanhe o BLOG PedBot e nos siga nas redes sociais!


bottom of page